sábado, 11 de julho de 2009

Liceu Dr. Agostinho Neto

Há diversos liceus em Bissau, um dos quais o Liceu Dr. Agostinho Neto que fica na rua das escolas onde há também o Liceu Rui Barcelos da Cunha, a Escola do Ensino Básico Unificado Salvador Allende e ainda o Liceu Nacional Kwame N'krumah.
Gosto particularmente do Liceu Dr. Agostinho por este pátio sempre impecavelmente cuidado. O facto de ser um espaço interior e resguardado pelas salas faz com que não se transforme em local de passagem da população e é possível manter os bancos de madeira e caixotes do lixo coloridos, entre outras coisas que noutras escolas de Bissau desapareceriam em pouco tempo.
A Oficina em Língua Portuguesa destaca-se pelos desenhos coloridos que, juntamente com os livos e jornais no interior, atraem os jovens em tempo de aulas e também durante as greves e paragens. As Oficinas do PASEG têm a vantagem de estar sempre abertas para receber os alunos, principalmente quando as paragens se prolongam e se dinamizam actividades e cursos diferentes que podem ter a ver com as áreas curriculares como o Português e Matemática, ou cursos virados para a componente artística, musical, experimental, etc. O acesso à internet é outro dos aspectos que chama muitos professores e alunos às oficinas durante todo o ano.
Este liceu não escapa à peculiaridade deste ano lectivo e o retomar das aulas deixou ainda muitas das salas vazias ou, por vezes, com os alunos lá dentro mas sem o professor. Há alguns meses atrás, quando as aulas decorriam com normalidade, fui lá assistir a uma parte da festa da escola, com muita animação e ritmo.

Estavam nesta festa centenas de alunos e eu interrogo-me... Onde é que estão esses alunos agora? Vão passar de ano? Vão ter dinheiro para pagar as propinas do próximo ano lectivo, apesar de correrem o risco de voltar a não haver aulas regularmente? Os conhecimentos adquiridos este ano foram bem trabalhados e assimilados? Vão sofrer consequências no seu futuro devido a esta instabilidade? Vão exigir o seu direito à educação?

Será que estes jovens vão ver cumpridos os Objectivos do Milénio?

Sem comentários: