sábado, 11 de julho de 2009

Bolas de sabão em África

Antes da 1ª volta das Eleições Presidenciais antecipadas da Guiné-Bissau, no passado dia 26 de Junho de 2009, as escolas do Ensino Básico prepararam-se para terminar o ano lectivo. Assim, nós preparámos as provas dos alunos da 2ª classe das turmas piloto para que elas fossem aplicadas e corrigidas a tempo de se lançarem as notas e fazer a entrega as avaliações ao pais antes do dia das eleições. Na foto, um dos alunos termina a sua prova de Ciências Integradas.
Para desanuviar dos dias de provas, aproveitei a Oficina Artística onde tento sempre espalhar a arte, para experimentar de novo a actividade das bolas de sabão. Da última vez que fiz bolas de sabão com cianças guineenses houve algumas falhas, mas como sou muito teimosa aproveitei a dica de um amigo e levei cabos de teclados velhos que os alunos cortaram e tiraram os fios lá de dentro, ficando apenas com o tubo de fora. Metemos água, detergente da loiça e açúcar dentro de copos de iogurte e a magia começou.
Rapidamente peceberam que, se soprarem pelo tubo para dentro dos copos, o efeito é bem divertido. Eu já não fazia isso há tantos anos, que quase tinha esquecido as horas passadas a soprar água com sabão azul...
A diversão e euforia foi tanta, que qualquer bolhinha que caísse no rosto ou braços das crianças era motivo para me arrastarem até eu ver e fotografar.
Apareceram miúdos de toda a escola a pedir tubinhos e copos e alguns pegaram nas suas palhinhas do sumo e deliciaram-se com as cores das bolas de sabão, apesar de o sol estar encoberto pelas nuvens da chuva cuja aproximação se estava a fazer notar também pela humidade irrespirável que andava no ar e que me faz suar litros de água.
Depois de recolher o material, dirigi-me às salas das turmas piloto para observar as aulas e acabei por não resistir e distribuir os copos e tubos pelas duas turmas, que se divertiram imenso. Houve uma aluna que perguntou se aquela era a prometida prenda do final do ano e eu disse-lhe que sim e, uns dias depois, aparecemos lá com material escolar para distribuir pelos alunos (essas fotos ficam para outro post).

Adoro África por esta simplicidade e pela facilidade de fazer um batalhão de miúdos sorrir com algo tão banal e efémero, mas ao mesmo tempo tão mágico como bolas de sabão!

3 comentários:

Angela disse...

Fico contente que consegues fazer todas essas crianças felizes boa continuaçao!
beijo

Anónimo disse...

Muito queridas!
Adoro os seus sorrisos!

Susana Garrucho disse...

é bom ver k os teus projectos dão frutos..... esses sorrisos nao enganam.bom trabalho.bjoss