domingo, 17 de maio de 2009

Escola do Ensino Básico Unificado Salvador Allende

A Escola do Ensino Básico Unificado Salvador Allende é uma das escolas de Bissau e encontra-se na rua dos liceus, entre o Liceu Dr.Rui Barcelos da Cunha e o Liceu Dr. Agostinho Neto. Todas as salas são de tijolo com telhado de zinco e já não há salas em quirintim. A escola tem 28 salas para 54 turmas da 1ª à 6ª classe, com alunos em faixas etárias bastante diversificadas. Há aulas em três turnos e também há aulas à noite, para adultos. A escola funciona entre as 8h e as 23h50.
É uma escola bastante movimentada, pois é local de passagem da população que atalha por aqui.
No recinto escolar encontra-se a CONAEGB (Confederação Nacional das Associações de Estudantes da Guiné-Bissau) e a Escola Nacional de Surdos/Mudos da Guiné-Bissau.
Para além disso, há uma Oficina em Língua Portuguesa que, à semelhança das outras Oficinas do PASEG (Programa de Apoio ao Serviço Educativo da Guiné-Bissau), proporciona à comunidade escolar um misto de biblioteca, mediateca, sala de formação e informática. Os alunos podem consultar os livros existentes, ver filmes, inscrever-se em cursos de informática e participar nas diversas actividades dinamizadas pelos professores portugueses. Para além disso, existem nesta oficina diversas formações aos professores no âmbito das Turmas Piloto, formação para a utilização de manuais da 3ª e 4ª classes, capacitação pedagógica de Educação Visual, entre outras. É nesta escola que eu passo muito do meu tempo, entre formações de professores, observaçõesde aulas e actividades de oficina com alunos.
Foi recentemente inaugurado o telheiro construído através de uma parceria entre o PASEG e a FNUAP (Fundo das Nações Unidas para a População), que proporcionará aos alunos desta escola de Bissau um espaço acolhedor e abrigado do sol e chuvas, nomeadamente para a realização das aulas de Educação Física. Estão a ser desenvolvidas na escola diversas actividades no âmbito da Escola Limpa, nomeadamente a limpeza do espaço escolar que já mostra algumas diferenças relativamente ao início do ano lectivo.

Sem comentários: