domingo, 10 de maio de 2009

Sorriso cromático

Na UCCLA de Bissau continuamos a desenvolver actividades de expressão plástica à volta da história "A Rainha das Cores" de Jutta Bauer. Transformámos a Maldiva que vivia num castelo, na Rainha Maimuna que vive numa tabanca. À falta de cavalos na Guiné, o vermelho transformou-se em leão e foi com a Maimuna assustar as pessoas da tabanca, que posteriormente ficou toda cinzenta quando se juntaram as três cores e, depois de umas lágrimas, surgem todas as cores de novo.
Etapa 1 - Contar a história "A Rainha das cores" e explorá-la oralmente com as quatro turmas da 3ª e 4ª classe.
Etapa 2 - Desenho das personagens da história.
Etapa 3 - Realização de uma banda desenhada resumindo a história (desenho e pintura).
Etapa 4 - Exploração do círculo cromático com metade de cada turma de cada vez (15 alunos) com guaches.
Primeiro pintaram-se as 3 cores primárias (personagens da história) e, após a minha demonstração da junção das cores, os alunos pintaram as cores secundárias.
O Braima foi o vencedor, pois é o aluno que pinta melhor em todas as turmas. O rigor, a perfeição e o brio pelo seu trabalho marcou-me. Vou raptá-lo para participar nas próximas actividades artísticas!

Futuramente iremos dar continuidade a esta actividade, nomeadamente no concurso de pinturas murais no muro do Estádio Lino Correia.

As mãos dos meus alunos escurinhos mostram os vestígios das pinturas onde muitos alunos se estrearam como pintores. Se em Portugal é divertidíssimo ver as caras de espanto quando se mistura tinta amarela e azul, aqui essa experiência é ainda mais marcante. O sorriso rasgado, as caras deslumbradas com a junção das cores e os olhares curiosos são absolutamente divinais!

2 comentários:

anamelo disse...

Pelas fotos o sorriso e a atenção não acontecem só quando se misturam as cores...

Anónimo disse...

Olá, estamos participando de um concurso de arquitetura para uma escola em Guiné Bissau, pesquisando achamos seu blog muito interessante, parabéns pelo trabalho...vc poderia me dizer como funciona os horários dos intervalos de aula...e em que mês acontecem as férias?