domingo, 17 de maio de 2009

Telheiro da Escola EBU Salvador Allende

Na Escola do Ensino Básico Unificado Salvador Allende foi iniciada a construção de um telheiro financiado pela FNUAP (Fundo das Nações Unidas para a População) e executado pelo PASEG, na sua primeira parceria. A execução da obra passou por diversos obstáculos que quase superaram a vontade de ver a obra pronta, mas que foram sendo ultrapassados ao longo de vários meses. As primeiras actividades realizadas por nós em Setembro, enquanto o ano lectivo não arrancou, "Brincar em Português", ainda não beneficiaram do telheiro que, pouco depois, começou a ser construído mas ainda estava interdito, pelo que muitas das actividades passaram a ser realizadas em frente ou dentro da Oficina em Língua Portuguesa.
Em meados de Fevereiro de 2009 o telheiro ficou finalmente concluído e os alunos passaram a utilizá-lo para diversas brincadeiras durante os intervalos.
Actualmente o telheiro é utilizado para a sua principal função, ao abrigar as crianças do sol e da chuva durante as aulas de Educação Física.
A utilidade do telheiro vai muito mais além da Educação Física, pois tornou-se um local de realização de diversas actividades e, assim que os alunos e professores da escola perceberem as suas potencialidades, estou certa de que vai ser bastante mais dinamizado. Por enquanto, tem havido passagens de modelos, danças, jogos de roda, conversas, entre muito mais actividades que se vão por lá realizando. Sempre que posso realizar as actividades da oficina artística ao ar livre, lá vou eu aproveitar o telheiro. É claro que se juntam logo dezenas de miúdos que vão espreitar a branca.
Com a aproximação da festa de inauguração do Telheiro da Salvador Allende, os alunos das turmas piloto da 1ª e 2ª classe ensaiaram diversas músicas para as apresentaram durante a festa.
De cadernos novinhos nas mãos, vozes afinadas, caras pintadas, muito alinhadinhos e bonitinhos, os nossos alunos do projecto "Primeiro o Português" receberam os ilustres convidados a cantar o "Bom dia!".
Após o corte da fita pelo Sr. Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, seguiram-se os discursos dos representantes e responsáveis pela construção do telheiro.
A Deolinda fez as honras da casa ao liderar a apresentação da canção da 2ª classe "Todos os meninos" e, em seguida, houve a apresentação da peça de teatro "As vigarices do Senhor Lixo", do grupo de teatro escolar do Liceu Nacional.
Após a festa, os alunos continuaram a festa marcando o ritmo e mostrando a sua extrema habilidade para a dança.
Os sorrisos mostram a alegria de um dia de festa na escola, sorrisos esses que eu ajudei a espalhar ao fazer-lhes pintura facial antes da inauguração. Em pouco mais de uma hora pintei as bochechas de cerca de 100 alunos, que andaram o resto da manhã a exibir as pintas, traços e desenhos coloridos. Depois da maratona, ainda fiz pintura facial (muito hesitante e nervosinha) ao Sr. Embaixador, que posteriormente se dirigiu aos alunos de forma bastante entusiasta, incentivando-os a usufruir daquele espaço de magia e alegria.
A pintura facial nestas crianças guineenses foi mais um dos momentos que muito me marcou desde que aqui estou, não só por matar saudades de pintar sorrisos maravilhosos, mas também por ver a sua reacção à tintas e pincéis que parecem espalhar magia.

2 comentários:

Mário Linhares disse...

Parabéns pelo blog. Descobri-o agora mesmo, mas já percebi que tenho muito para ver e ler!

Ensinar Arte em África é um dos assuntos que mais me interessa, pelo que vou ficar ligado a este blog.

Até breve!

Mário Linhares disse...

Estive na Guiné em Agosto de 2008, na região de Quínara, mais concretamente em Empada. O objectivo foi gravar um documentário que mostrasse o actual estado dos 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

Esse documentário serviu para lançar um concurso aos alunos do 12ºano das escolas portuguesas para tentarem concretizar ou divulgar os ODM.

O resultado foi uma adesão incrível: 1200 alunos inscritos!! Neste momento estamos a avaliar os trabalhos. O grupo de alunos vencedor tem como prémio uma viagem Guiné no próximo Agosto.

Vi que já estiveste em Bafatá, com a FEC. Conheceste o D. Pedro? Ele lembra-se do nosso grupito (éramos 3). Em Empada estivemos com as Ir. Missionárias da Consolata, não sei se conheces... elas também estão em Bissau.

O blog é uma forma de imortalizar as minhas memórias e ao mesmo tempo divulgar com maior eficácia o interior da Guiné.


Bom, já vai longo este comentário...
Até breve!