sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Brincar em Português

2ª semana de Outubro
Brincar em Português na escola Salvador Allende











Início das actividades na Oficina em Língua Portuguesa da escola Salvador Allende
Iniciámos o "Brincar em português" para os alunos da 1ª e 2ª classes da Salvador durante as tardes, enquanto o ano lectivo não arranca. Os alunos não falam português quando chegam às escolas, pois aprendem em casa a sua língua materna e o crioulo da Guiné-Bissau. Isto traduz-se no maior desafio para um professor neste país: a comunicação. Se os alunos não falam português, têm mais dificuldades em ser alfabetizados, desenvolver competências linguísticas sólidas e adquirir conhecimentos em termos de conteúdos curriculares. Esta é uma grande batalha no ensino básico e estende-se também ao ensino secundário e superior, bem como na formação de professores.
Para facilitar as aprendizagens dos alunos que entram no ensino básico, estão a ser desenvolvidas diversas actividades, nomeadamente o "Brincar em Português". Os alunos que se matricularam receberam um convite para vir às actividades e, no 1º dia, chegámos à escola com receio de ter poucas crianças. No entanto, tínhamos imensas crianças de diversas idades e muitos eram de outras escolas.
No decorrer das semanas vimos claramente os alunos a sentirem-se mais à vontade, a participar mais nas actividades e a meterem-se mais connosco. Há "clientes" assíduos, outros que aparecem esporadicamente, alguns que nunca tínhamos visto e aparecem para cantar e brincar. Realizámos jogos, canções de roda, lenga-lengas, histórias, músicas infantis, desenhos, etc.
Dentro ou fora da oficina, faça sol ou faça chuva, as crianças adoram e nós também!

Sem comentários: