sábado, 30 de maio de 2009

Espalhar a arte

Na Oficina Artística na Salvador Allende temos desenvolvido diversas actividades que envolvem a manipulação de materiais e recursos aos quais os alunos guineenses geralmente não têm acesso. Aproveitamos para reutilizar algum material e, assim, criamos algo novo e divertido.
A adesão é sempre difícil de controlar, como neste caso em que todos queriam escrever uma frase sobre a limpeza e higiene na escola. A sensibilização dos alunos e professores é o primeiro grande passo para a mudança de atitude. As tiras de cartolina foram oferecidas pela Nova Gráfica de Bissau e já serviram para muitas actividades diferentes.
Os alunos da EBU Salvador Allende escreveram as frases e colaram-nas nas paredes exteriores das salas, para espalhar a mensagem da importância da limpeza a todos os colegas. O mesmo aconteceu na EBU Justado Vieira, em que lancei o mesmo desafio aos professores da formação de Educação Visual.
Em cada semana há uma nova actividade e um novo grupo de alunos e, desta vez, o desafio era fazer pintura soprada com guaches e palhinhas.
Os alunos divertiram-se e as pinturas ficaram giríssimas, mas não repetirei a actividade. A maioria dos alunos ficou com tonturas e só no final é que eu as associei à possível falta do matabitchu, o pequeno-almoço.
Outra das actividades realizadas envolveu de novo os guaches e também lápis de cera.
Os alunos coloriram os cartões com lápis de cera e cobriram tudo com guache de diversas cores.
Após o guache secar, os alunos fizeram desenhos ao raspar a camada de guache com clips e anilhas de latas de refrigerante.
A actividade foi bastante divertida e, enquanto o guache secava, houve tempo para sessões fotográficas.
O Adul, um dos colaboradores da Oficina em Língua Portuguesa, posa para a foto a trabalhar no computador.
O colaborador Djibril ajuda os seus alunos da formação de informática - as formações mais procuradas em todas as oficinas, pois a maioria dos guineenses tem acesso a estas tecnologias e à internet apenas nas oficinas em Língua Portuguesa.
O Djibril também posa para a foto.
O Gilberto e o seu irmão.
O Gilberto é o colaborador mais novo das oficinas, é um grande artista e junta-se sempre às actividades que envolvem desenhos e pinturas.
Não poderia faltar a foto de grupo, com o Fábio (aluno da escola de surdos que participa em todas as nossas actividades), o Gilberto, o Adul, eu e o Djibril.
A sala da televisão da oficina está sempre cheia de alunos que folheiam livros de histórias infantis e vêem filmes de animação ou os programas que dão na TGB, ou na RTP África.
A tinta que sobrou foi aproveitada para algumas pinturas em folhas de papel cavalinho já amareladas que eu encontrei na cave do Bairro da Cooperação Portuguesa.
Ainda no âmbito da campanha da Escola Limpa, os meus formandos do Animatrope têm desenvolvido as suas animações no programa informático.
Ao sair da sala de informática do Liceu Nacional Kwame Nkrumah, alguns alunos consultavam as primeiras pautas das avaliações afixadas desde o início das aulas, em Janeiro deste ano.
As notas só sairam agora e a mancha visual das pautas era vermelha, o que significa que a maioria dos alunos tiveram negativas. De qualquer forma, a maioria dos liceus continuam quase desertos e as aulas ainda não recomeçaram após o boicote quase geral nas escolas secundárias públicas de Bissau que dura desde a Páscoa.

3 comentários:

anamelo disse...

Olá Telma:
As notícias são um pouco alarmantes. Está tudo bem consigo?
bjs

Espalharte disse...

Olá!
Está tudo bem comigo, desta vez a confusão foi do outro lado da cidade. Pela primeira vez, numa madrugada de confusão, acordei com um silêncio alarmante, em vez de barulhos de bombas e tiros.
De resto está tudo óptimo!
Um beijinho enorme!
Telma

Angela disse...

é sempre interessante descubrir cosas novas coisas que nao imaginavamos que existiam!
Para min é incriver ver sempre um grandre sorriso de todas estas pessoas, ver a alegria que elas sentes por fazer certas atividades!
Prima doute os parabens a ti e a todas as outras pessoas que conseguem fazer com que isso aconteça,optimo trabalho!