segunda-feira, 2 de março de 2009

E agora? O que é que vai acontecer?

"Aventura é aventura", ouvi eu nos primeiros dias após a minha chegada à Guiné-Bissau em Setembro de 2008. Na mala trouxe sonhos e diversas tralhas. Faltou-me o colete à prova de bala, o tanque e a varinha de condão para fazer parar as politiquices que continuam a enterrar a paz nas ruas de África.

"Bissau - Os guineenses assistem a mais um atentado no longo e negro percurso histórico do país. O Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Batista Tagme Na Way e o Presidente da República, José Bernardo «Nino» Vieira, foram mortos com um intervalo de horas."

"É um país inseguro", "estás na Guiné", "a Guiné não é um estado, é um estado de espírito". O estado de espírito de hoje ouve-se no silêncio ensurdecedor que se abateu sobre as ruas de Bissau. Vivi mais uma noite de tiroteios e bombardeamentos que fizeram duas vítimas ilustres e sabe-se lá quantas vítimas anónimas perderam as suas vidas esta noite e em todas as outras noites e dias em que esta terra avermelhada absorveu sangue humano.

As ruas estão vazias. À excepção de militares armados, Bissau parece uma cidade fantasma. Ignoro os sons esporádicos de balas que se prolongam ao longo do dia e opto por ver filmes de animação infantis, na esperança vã que não tenham tiros, explosões nem violência... Já me sinto muito mais experiente, depois da maior aventura da minha vida em Novembro na tentativa de assassinato falhada ao Presidente da República. Vivi esta segunda aventura de forma mais pacífica, com mais serenidade. Até tive fome às 7h da matina! É o que dá levantar-me num salto da cama às 4h30 com uma enorme explosão."Nada acontece por acaso" e agora resta-nos esperar pelos desenvolvimentos. A falta de comunicação e informação deixam-me irritada, mas não há nada a fazer senão acalmar família e amigos, enquanto vasculho as notícias na net. Estamos enclausurados no prédio e é uma óptima oportunidade para ficar na ronha a ver filmes, ouvir música, ler, entre outras coisas igualmente agradáveis!

Dizia eu ontem à tarde que já estava com saudades de adrenalina...