segunda-feira, 30 de março de 2009

A cair aos bocados

Escola do Ensino Básico Unificado Justado Vieira

Antes...... (26-01-09)

Depois........ (26-03-09)

Por volta das 14h30 o conjunto de 3 salas de aula da EBU Justado Vieira ruiu. Não havia alunos dentro das salas de Kirintim ("paredes" feitas de canas) porque as turmas da manhã ouviram barulhos estranhos e estavam com receio que a estrutura desabasse. A verdade é que acabou por acontecer e, felizmente, nenhum aluno se magoou. Há a lamentar 4 carteiras que ficaram partidas e 2 quadros negros que foram roubados durante a noite. Por agora, as turmas (em média com 40 alunos, como a maioria das turmas de todas as escolas de Bissau) irão partilhar sala com outras turmas da escola. Ou seja, dois professores dentro de uma sala, com 80 alunos e cerca de 45 lugares sentados (contando 3 alunos por carteira, e não 2 como é suposto). Isto fez-me lembrar algo que ouvi no início do ano lectivo, acerca dos direitos e deveres dos alunos, em que um sugeriu "todos os alunos devem ter direito a um lugar sentado".

Desabamentos à parte, tive uma experiência olfactiva marcante ao passar por baixo destas árvores que dão umas flores pequeninas brancas e que têm um aroma adocicado, muito activo e muito agradável. Fiquei aqui debaixo na conversa com os poucos professores que estavam na escola na 5ªf, pois apareceu apenas um dos meus formandos de EVT. As escolas estão de novo paradas, desta vez devido à greve que reivindica o pagamento dos muitos salários em atraso. E greve, na Guiné, é sinónimo de escolas vazias dias a fio sem aulas, formações nem actividades porque, com algumas excepções, não aparecem nem professores nem alunos.

1 comentário:

anamelo disse...

Essas greves têm muita razão de ser...que condições terríveis para se dar aulas para alunos e professores.Faz-me lembrar eu, quando comecei, com uma turma de 44 alunos!Mas eram outros tempos...