segunda-feira, 30 de março de 2009
Dia Mundial do teatro
A cair aos bocados
Desabamentos à parte, tive uma experiência olfactiva marcante ao passar por baixo destas árvores que dão umas flores pequeninas brancas e que têm um aroma adocicado, muito activo e muito agradável. Fiquei aqui debaixo na conversa com os poucos professores que estavam na escola na 5ªf, pois apareceu apenas um dos meus formandos de EVT. As escolas estão de novo paradas, desta vez devido à greve que reivindica o pagamento dos muitos salários em atraso. E greve, na Guiné, é sinónimo de escolas vazias dias a fio sem aulas, formações nem actividades porque, com algumas excepções, não aparecem nem professores nem alunos.
Escola Limpa
O lixo na Guiné-Bissau é um problema sério. Algum do lixo é queimado, mas a maioria vai-se acumulando numa imundice que se espalha por toda a cidade e todo o país. Não há sistema de recolha de lixo e as pessoas não estão habituadas a recolher o lixo ou juntá-lo em contentores (que também não existem). Assim, os sacos de plástico, latas, embalagens, papéis, restos de comida, são deitados ao chão sem qualquer preocupação com a saúde pública. Em qualquer rua por onde se passe, vê-se o lixo espalhado pelo chão. Com alguma frequência junta-se o lixo em montinhos e fazem-se queimadas que aumentam significativamente os níveis de poluição e doenças respiratórias.
Para tentar ajudar a resolver um pouco desta questão, surgiu o projecto "Limpa Bissau" decorrente de uma parceria entre UCCLA (União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas), a Câmara Municipal de Bissau e a Cooperação Portuguesa. O PASEG (Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau) colabora com o projecto no âmbito da ESCOLA LIMPA. Todas as escolas de Ensino Básico Unificado e Liceus de Bissau onde o PASEG actua estão a ser equipados com materiais e ferramentas para a limpeza das escolas. Simultaneamente, a campanha ESCOLA LIMPA pretende sensibilizar e mobilizar os alunos para manterem a sua escola limpa. Há diversas actividades a decorrer nas escolas e também fora delas, nomeadamente nas actividades das Oficinas em Língua Portuguesa.
Há ainda spots publicitários e apelos na Rádio Bombolom 106.2 MHZ no programa do PASEG "Outras vozes também vossas" (de 2ªf a 6ªf entre as 17h45 e as 18h15); Artigos no jornal "Nô Pincha" de Bissau; Peças de Teatro escolar "As vigarices do Sr. Lixo"; Concurso de murais; Concurso de Esculturas, Actividades de valorização dos espaços verdes das escolas e da cidade. Temos também diversas formações sobre reutilização de materiais, nomeadamente latas de refrigerantes e também sobre compostagem.
Eu participarei em algumas destas actividades, nomeadamente nos consursos e também na minha "Oficina artística" na EBU Salvador Allende.
O início da campanha estava previsto para o dia 25 de Março mas, devido a greves e paragens escolares, será adiado para depois da Páscoa.