


Há umas semanas atrás assisti, no mesmo espaço, a um concerto de vários músicos e jovens talentos que misturaram a modernidade com a tradição, quer nos ritmos, quer nos trajes e danças. Deslumbrei-me com todos os pormenores das roupas e com a diversidade que cada artista levou ao palco. Deslumbrei-me ao ver as cores e ritmos misturados em danças ancestrais de luz e e tradição.





Enquanto não experimento na cabaça, vou treinando os ritmos no djambé nas aulas com o Mamadu da tabanca de Tabatô que nos está a ajudar a dar os primeiros passos na percussão africana, no Centro Cultural Português. Até tenho jeito para o djambé e parece-me que darei continuidade a esta descoberta em Portugal!



Ainda na área da cultura musical, fui à festa do Liceu Dr. Agostinho Neto, onde se reuniram professores,visitantes e, sobretudo, muitos alunos. Houve diversos concursos, entre os quais o concurso de misses e o de playback, onde os alunos se inscreveram e encarnaram diversas personagens. Algumas das actuações mostraram-me como este povo está ainda profundamente marcado pela guerra e pela figura do herói nacional Amílcar Cabral. O denominador comum de todas as participações e do espírito de toda a festa foi a alegria e a boa disposição profundamente contagiantes!
Sem comentários:
Enviar um comentário