quinta-feira, 30 de abril de 2009

Concertos em Bissau

Para matar saudades de me sentar numa sala de espectáculos e ouvir boa música ao vivo, fui ao concerto do "Joven Binhan" no Centre Culturel Franco Bissau Guinéen. Este conjunto de músicos guineenses brindou-nos com ritmos africanos modernos com uns laivos das suas raízes musicais. Fascinou-me, acima de tudo, o som saído da cabaça transformada em instrumento de percussão.

Há umas semanas atrás assisti, no mesmo espaço, a um concerto de vários músicos e jovens talentos que misturaram a modernidade com a tradição, quer nos ritmos, quer nos trajes e danças. Deslumbrei-me com todos os pormenores das roupas e com a diversidade que cada artista levou ao palco. Deslumbrei-me ao ver as cores e ritmos misturados em danças ancestrais de luz e e tradição.
Numa bacia com água, esta cabaça deixou o som do batuque ecoar pela sala, aguçando a minha curiosidade para experimentar este instrumento de percussão que pode ser utilizado a seco ou com água. Vou experimentar com a minha fruteira.
Enquanto não experimento na cabaça, vou treinando os ritmos no djambé nas aulas com o Mamadu da tabanca de Tabatô que nos está a ajudar a dar os primeiros passos na percussão africana, no Centro Cultural Português. Até tenho jeito para o djambé e parece-me que darei continuidade a esta descoberta em Portugal!


Ainda na área da cultura musical, fui à festa do Liceu Dr. Agostinho Neto, onde se reuniram professores,visitantes e, sobretudo, muitos alunos. Houve diversos concursos, entre os quais o concurso de misses e o de playback, onde os alunos se inscreveram e encarnaram diversas personagens. Algumas das actuações mostraram-me como este povo está ainda profundamente marcado pela guerra e pela figura do herói nacional Amílcar Cabral. O denominador comum de todas as participações e do espírito de toda a festa foi a alegria e a boa disposição profundamente contagiantes!

Sem comentários: