segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Escola debaixo da árvore


As árvores servem para dar frutos, oxigénio, sombra e, neste caso, servem também para abrigar uma escola nómada que funciona debaixo de uma mangueira, pé di mango, em crioulo. 

O Mister Mondjano é o professor que lecciona nesta escola e é também o responsável pela sua existência há tantos anos, que nem ele sabe quantos. Sempre ensinou os mais pequenos, desde que ele próprio era pequeno. A escola já funcionou debaixo de outras árvores, mas agora é neste espaço que as 78 crianças desde os 3 até aos 12 anos frequentam as aulas.

Desde a pré-primária até à 4ª classe, os alunos vão a esta escola privada com o banco ou a cadeira à cabeça, trazida de casa, pois a escola não tem esse tipo de materiais. No final do dia lá regressam eles a casa com o banco à cabeça e mochila às costas. Os recursos visíveis são dois quadros gastos pelos anos encostados ao muro, dois bancos para o professor pousar as suas coisas e uma bacia.

Alguns têm livro de leitura, a maioria tem caderno mas TODOS sem excepção têm um enorme sorriso e um brilhozinho nos olhos muito especial de cada vez que o flash dispara. Se a alegria é tanta ao ver a máquina a fotografar, imaginem quando estas crianças receberem um presente enviado com todo o carinho directamente das crianças portuguesas do Agrupamento de Escola José Saraiva, de Leiria, na Campanha "NÓS COM ÁFRICA"!

3 comentários:

dinamizador disse...

Os meninos do Agrupamento de Escolas José Saraiva, andam muito empenhados em fazer chegar os seus presentes aos meninos Guineenses.

Esperamos que todos os presentes cheguem a tempo do Natal.

Contamos com a participação da Comunidade Escolar mas também com entidades exteriores à Escola, mas que se identificam com o projecto.

Maria Goreti disse...

Pressoalmente, quero aqui manifestar o meu apreço e gratidão à autora deste blog, que desde o ínicio se identificou com o Projecto "Nós com África" e sem a ajuda da qual dificilmente se concretizariam todos os objectivos que nos propomos alcançar.

Bem-haja.

Espalharte disse...

Eu é que agradeço a todos os professores e alunos da Escola José Saraiva de Leiria, por todo o empenho que têm comprovado através dos presentes que já cá chegaram a Bissau e por todos aqueles que estão a caminho. Irei pessoalmente entregá-los às crianças e, como não podia deixar de ser, tirarei montanhas de fotos a cada sorriso.
Abraço,
Telma