As árvores servem para dar frutos, oxigénio, sombra e, neste caso, servem também para abrigar uma escola nómada que funciona debaixo de uma mangueira, pé di mango, em crioulo.
O Mister Mondjano é o professor que lecciona nesta escola e é também o responsável pela sua existência há tantos anos, que nem ele sabe quantos. Sempre ensinou os mais pequenos, desde que ele próprio era pequeno. A escola já funcionou debaixo de outras árvores, mas agora é neste espaço que as 78 crianças desde os 3 até aos 12 anos frequentam as aulas.
Desde a pré-primária até à 4ª classe, os alunos vão a esta escola privada com o banco ou a cadeira à cabeça, trazida de casa, pois a escola não tem esse tipo de materiais. No final do dia lá regressam eles a casa com o banco à cabeça e mochila às costas. Os recursos visíveis são dois quadros gastos pelos anos encostados ao muro, dois bancos para o professor pousar as suas coisas e uma bacia.
Alguns têm livro de leitura, a maioria tem caderno mas TODOS sem excepção têm um enorme sorriso e um brilhozinho nos olhos muito especial de cada vez que o flash dispara. Se a alegria é tanta ao ver a máquina a fotografar, imaginem quando estas crianças receberem um presente enviado com todo o carinho directamente das crianças portuguesas do Agrupamento de Escola José Saraiva, de Leiria, na Campanha "NÓS COM ÁFRICA"!
3 comentários:
Os meninos do Agrupamento de Escolas José Saraiva, andam muito empenhados em fazer chegar os seus presentes aos meninos Guineenses.
Esperamos que todos os presentes cheguem a tempo do Natal.
Contamos com a participação da Comunidade Escolar mas também com entidades exteriores à Escola, mas que se identificam com o projecto.
Pressoalmente, quero aqui manifestar o meu apreço e gratidão à autora deste blog, que desde o ínicio se identificou com o Projecto "Nós com África" e sem a ajuda da qual dificilmente se concretizariam todos os objectivos que nos propomos alcançar.
Bem-haja.
Eu é que agradeço a todos os professores e alunos da Escola José Saraiva de Leiria, por todo o empenho que têm comprovado através dos presentes que já cá chegaram a Bissau e por todos aqueles que estão a caminho. Irei pessoalmente entregá-los às crianças e, como não podia deixar de ser, tirarei montanhas de fotos a cada sorriso.
Abraço,
Telma
Enviar um comentário