segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Kaminhu di riba

Ontem fiz o kaminhu di riba, ou seja, o caminho de volta, a viagem de regresso a África. Ao sair no Aeroporto Osvaldo Vieira do katchu di feru, que traduzido à letra é um pássaro de ferro, a humidade estava quase nos 100% e os 27º fizeram-se sentir pela madrugada enquanto esperávamos as malas e também na viagem pela Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria. Essa viagem na carrinha do Zeca, o motorista do projecto, foi bastante diferente da mesma viagem realizada há um ano atrás nos meus primeiros momentos em África. Já não me espantei com a falta de iluminação pública que é colmatada através de velas que se vêem em maior quantidade com o aproximar do centro de Bissau e que me encantam pelas sombras que formam ao seu redor.
Hoje, ao abrir a porta de casa, senti o mesmo bafo quente mas menos húmido que no ano passado. A época da chuva acaba a meados de Novembro e até lá a tchuba vai sendo menos frequente e a humidade também vai descendo.
Estou aos poucos a relembrar pormenores esquecidos durante as férias em Portugal, como as cores de África, o som do gerador, a baixa pressão do chuveiro, os mosquitos, os carreirinhos de formigas, o cheiro da terra, os panos africanos, os abutres a pairar sobre a cidade, ferver a água, tomar banho de boca fechada, o caju, as bananas e muitos outros pormenores que vou redescobrir neste novo ano como agente de cooperação na Guiné-Bissau.

6 comentários:

Nessinha disse...

Oi Té!!
Boa sorte p'ra este novo ano!!
Espero que as coisas sejam um pouquinho mais calmas...sem tiros, bombas ou afins... lol

Beijinhos cheio de saudades ;)

Angela disse...

Boa coragem para este novo ano!deve ser magnifico voltar a descubrir essas coisas outra vez!
beijinhos e boa sorte prima!

Telma disse...

Obrigada Nessinha!
Vamos sentir muitas saudades tuas! O pessoal nas escolas anda só a perguntar por ti e ficam muito tristes quando dizemos que ficaste em Portugal... Os Tonys da salvador Allende andam sempre a perguntar por ti também!
E as bombas, essas, este ano só as quero ouvir nos filmes. Não, não estou com saudades da adrenalina...

beijocas!

Telma disse...

Olá Angela!
Vais ganhar o 1º prémio de comentadora do blog espalharte! Fico muito feliz por saber que a partilha destas minhas aventuras é importante para ti. Gosto muito de saber que és leitora assídua aí nessa terra europeia tão desenvolvida!

Abraço a todos!

Ana Sofia disse...

Olá!

Espero que o encanto dessa terra na hora do regresso continue firme, sem quebrar.

Bom ano!

Um abraço para ti e outro para a nossa N. !

Telma disse...

Olá Ana!
Como estás? Como foi o regresso? Muitas saudades daqui e daí? Imagino que sim... Por aqui está tudo óptimo, com muitas novidades. A N. está óptima e o I. vai fazer 6 anos no dia 3 de Novembro.
Abraço!
Telma