sábado, 26 de setembro de 2009

Feriar

Feriar é o acto de estar de férias, segundo os guineenses. Acho que foi um dos verbos mais divertidos que já aprendi, dos que foram criados pelos guineenses. É quase tão engraçado como o verbo "diarrear" que significa estar com diarreia e "fitacolar", quando alguém utiliza a fita-cola. Também aprendi o verbo "desconseguir", o que acontece com alguma frequência com cada um de nós que vai para África dar o seu contributo.
Pouco antes de vir de férias foram vários os que me questionaram:
- "A professora Telma vai feriar para Portugal?"

Sim, eu feriei um pouco por todo o Portugal, sobretudo pelo norte mas também um pouco pelo centro e Alentejo. Foi delicioso ver o nosso portugalito e perceber uma vez mais que a nossa percepção da realidade que nos envolve é bastante condicionada pelo contexto em que estamos inseridos e que tudo é relativo. Quando vivi na Dinamarca senti um grande choque ao regressar ao meu país que me pareceu tão parado no tempo, tão atrasado e tão sub-desenvolvido. Desta vez, ao regressar de África, Portugal pareceu-me muito sofisticado e desenvolvido. É assim mesmo, tudo é relativo.
Nestas férias gostei sobretudo de partilhar a minha experiência, contar as aventuras e desventuras mais divertidas. Gostei sobretudo da reacção das pessoas e do interesse em saber mais sobre este país extraordinário. Agradeço a todos os que continuam a dar força e a enviar energias positivas para que o nosso trabalho junto das populações seja mais eficaz e produtivo. O regresso a Bissau está para breve e na bagagem seguem mais projectos e ideias a implementar, que irei resumindo ao longo do tempo aqui no Espalharte.

1 comentário:

Angela disse...

Feriar!
pois é existe uma grande diference de pais para pais! mas penso que tambem é importante descobrir essas diferenças para conhecer mos melhor o monde em que vivemos!
=)
gostei da palavra FERIAR!